quinta-feira, 16 de abril de 2009

INDICAÇÃO: Perdita Durango

A produção espanhola e mexicana de 1997 dirigida pelo excelente Alex de la Iglesia, tem uma trama que gira em torno do casal de criminosos Romeo Dolorosa, interpretado pelo queridinho do Bigas Luna, Javier Bardem; e Perdita Durango, interpretada por Rosie Perez, que tem feito seus trabalhos mais relevantes na TV. O roteiro é criativo, surpreendente e tem uma bela fonte de inspiração: a personagem Perdita Durango surgiu no filme Coração Selvagem de David Lynch e era originalmente interpretada pela italiana Isabella Rossellini. Entretanto, enquanto a Perdita de Lynch era um personagem secundário, a de Iglesias é o elemento central do filme.

A trama se inicia quando, na fronteira entre o México e os EUA, Perdita Durando conhece Romeo Dolorosa, um sacerdote canastrão de santería que atua de ambos os lados da fronteira em diversas atividades ilícitas. O casal aceita o serviço proposto por um gangster de transportar uma carga de fetos humanos que serão utilizados na indústria cósmética (?!), durante o trajeto, Romeo e Pedita decidem fazer a mais real e chocante cerimônia fajuta de santería, na qual sacrificariam uma pessoa.

O roteiro é baseado na história real do casal Adolfo de Jesús Constanzo e Sara Maria Aldrete, que durante os anos 1980 sacrificaram diversas pessoas em rituais abscuros tanto do lado mexicano, quanto do estadunidense da fronteira.

Perdita Durango é um filme relativamente violento e com uma considerável carga erótica. Certamente não é uma unanimidade, o que é bom, pois tudo que é unânime tende a ser um lixo. Dificilmente vocês encontrarão esse filme em locadoras, mas a internet disponibiliza diversos links para baixá-lo.

***

Assistam o trailler de Perdita Durango, que é considerado por seu diretor como "40% de ação, 20% de romance, 15% de western, 15% de comédia, 5% de alegoria religiosa e 5% de horror com cenas picantes". Infelismente não encontrei um trailler com legendas...


Nenhum comentário: